Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem mais de um bilhão de hipertensos em todo o mundo. As estimativas do Ministério da Saúde do Brasil é que um em cada quatro adultos brasileiros possui hipertensão arterial.
Esses números refletem, em parte, a realidade dessa doença no cenário internacional e também em nosso país. Em todo o mundo pesquisadores dedicam-se a desenvolver estratégias para o combate ou controle dessa patologia que trás inúmeros prejuízos a saúde das pessoas.
Índice de Tópicos
ToggleComo prevenir:
O incentivo a adoção de um estilo de vida ativo fisicamente, associado a uma alimentação saudável, controle do stress, redução do peso corporal e não fumar são algumas das medidas que vem sendo difundidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de prevenir o desenvolvimento da hipertensão arterial, haja visto, que todos esses são fatores de risco para a instalação dessa doença.
Exercício físico e Hipertensão:
A prática de atividades físicas para indivíduos hipertensos é algo que vem sendo amplamente discutido na literatura internacional ao longo de algumas décadas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, hipertensos devem fazer atividade física como parte do seu tratamento, entretanto é de fundamental importância que essas atividades sejam bem planejadas para que possam surtir o efeito desejado, ou seja, a redução da pressão arterial. Da mesma forma, é preciso que esse indivíduo esteja apto clinicamente para iniciar o programa de exercícios.
Exercícios aeróbicos:
Dentre as diversas atividades que podem fazer parte de um programa de exercícios destacamos os exercícios aeróbicos (caminhada, ciclismo, natação, corrida), na medida em que os mesmos são as que demonstram uma maior eficiência na redução dos níveis de pressão arterial.
Exercícios resistidos:
Os exercícios resistidos (MUSCULAÇÃO), também podem fazer parte da prescrição desde que sejam realizados em intensidades baixas ou moderados, pois, esse tipo de treinamento com intensidade muito alta, usam cargas elevadas, aumentando muito a pressão arterial durante a sua execução, o que representa risco para o praticante.
As academias oferecem programas para hipertensos?
No âmbito das academias é possível oferecer programas individualizados que atendam a demandas específicas de indivíduos hipertensos, na medida em que tenham sido liberados pelo médico para a prática de exercícios, deverão realizar uma avaliação da aptidão física com professores de Educação Física especializados nessa área, a fim de determinar a intensidade mais adequada e também a duração da sessão de exercícios.
Como os exercícios atuam na redução da pressão arterial?
Os exercícios promovem alterações de ordem fisiológica, no organismo, que levam a redução dos níveis pressóricos, além disso, contribuem para a redução do peso corporal o que também é um fator importante para a redução da pressão arterial, dessa forma adotar um estilo de vida ativo fisicamente representa uma contribuição significativa para a saúde de indivíduos hipertensos.
Os hipertensos normalmente se exercitam?
Mesmo sabendo a importância de manter um estilo de vida ativo fisicamente, a maioria dos hipertensos não se exercita, além disso, muitos apresentam um quadro de sobrepeso ou mesmo de obesidade. Esse panorama é reflexo de uma sociedade que faz pouca atividade física. Segundo o Ministério da Saúde no Brasil a maior parte dos brasileiros acima de dezoito anos não cumprem as recomendação referentes à prática de atividade física, ou seja não realizam pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, da mesma forma 55,7% apresentam excesso de peso corporal, essas informações estão no relatório do VIGITEL 2018, programa realizado pelo próprio ministério.
Como se tornar mais ativo fisicamente?
Na medida em que a literatura traz evidencias consistentes em relação a prática de atividades físicas como tratamento não farmacológico da hipertensão arterial, é preciso que indivíduos hipertensos sejam incentivados a realizar uma maior quantidade de atividade física, dessa forma é de fundamental importância adotar algumas estratégias como por exemplo: utilizar o deslocamento ativo, realizar atividades físicas em casa, no trabalho e durante os momentos de lazer. Na verdade tornar-se ativo fisicamente envolve um conjunto de medidas que visam à realização de mais atividades físicas em nosso cotidiano.
É importante a compreensão de que é possível ser mais ativo nas atividades domésticas, para isso a realização de algumas tarefas em casa pode contribuir, da mesma forma deslocar-se caminhando ou de bicicleta pode ajudar no aumento da atividade física diária, entretanto em grandes metrópoles cada vez mais encontramos dificuldades para realizar o deslocamento ativo, sendo assim experimentar saltar do ônibus um ponto antes pode ser uma alternativa para os que não podem caminhar durante todo o percurso.
A realização de atividade física no trabalho nem sempre é possível uma vez que muitas pessoas trabalham sentadas , entretanto fazer algumas pausas para levantar da cadeira pode promover algum trabalho muscular que leva a um aumento no gasto calórico ajudando na redução do peso corporal.
Durante os momentos de lazer é possível realizar uma quantidade de atividade física, basta o engajamento em programas estruturados de exercícios a exemplo de aulas de ginástica, musculação ou mesmo prática esportiva. Hipertensos podem se beneficiar com programas específicos que tenham como objetivo a redução dos níveis pressóricos e controle do peso corporal.
Programas estruturados em academias podem trazer bons resultados?
Estruturação de programas de exercícios no ambiente da academia, traz mais segurança no acompanhamento de portadores de hipertensão arterial, uma vez que durante a realização desses programas é possível aferir a pressão arterial e a frequência cardíaca, controlar a intensidade das cargas utilizadas e, por conseguinte, do esforço realizado.
Muitos trabalhos de pesquisa que visam estudar o efeito da atividade física no controle da hipertensão arterial, observam que os melhores resultados estão associados à prática de atividade física estruturadas, de fato o acompanhamento profissional é algo extremamente relevante para o sucesso do programa de exercícios. Na atualidade professores de Educação Física tem se especializado na prescrição de exercícios para hipertensos, o que representa um avanço nessa área do conhecimento e também mais eficiência na aquisição de resultados positivos desse programa. Sendo assim, o investimento em programas estruturados de exercício, realizados em academias representa uma excelente opção para indivíduos hipertensos.
Cuidados com a prática de exercícios.
Por mais benefícios que a atividade física traga para o hipertenso, devemos sempre lembrar que também existe risco durante a prática dessas atividades, sendo assim é de fundamental importância estar clinicamente estável, controlar a intensidade dos exercícios, continuar com o uso da medicação que foi prescrita pelo médico, aferir a pressão antes durante e depois da sessão de exercícios, respeitar os intervalos de descanso entre os exercícios. Dessa forma os exercícios poderão contribuir muito para o controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos.
Prof. Carlos Fernando de Amorim Alves. CREF- 242G/Ba