Cuidar da saúde é coisa séria!
Cuidar da saúde é essencial para quem deseja viver bem, e, com qualidade! Entre os cuidados e hábitos que são imprescindíveis para cuidar bem do corpo e da alma estão: praticar exercícios físicos regularmente, alimentar-se bem e não esquecer da hidratação. Ter uma boa noite de sono, praticar sexo seguro e evitar hábitos nocivos, como ingerir álcool em excesso e fumar são outros passos importantes para manter uma boa qualidade de vida.
Quer manter a saúde em dia?
- Pratique exercícios físicos
Não existe segredo, exercitar-se regularmente, com frequência de 3 a 5 vezes por semana, vai te ajudar a controlar seu peso, aliviar o stress do dia, além de reduzir os riscos de várias doenças, como câncer e hipertensão arterial e doenças do coração.
Mesmo que tenha restrições, poderá encontrar opções de atividades adequadas à sua condição de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda no mínimo de 150 minutos de atividade física moderada por semana. Sugerimos uma boa caminhada, pilates, ciclismo, além de exercícios resistidos acompanhado do profissional de Educação Física.
- Alimentação saudável
Nada vai adiantar se você não controlar a qualidade dos alimentos que coloca em seu prato. Para manter sua saúde em dia, uma alimentação equilibrada, com porções adequadas de legumes, verduras e frutas, vai ajudar na sua imunidade e nos resultados desejados. Grãos e cereais integrais, não podem ficar de fora da sua dieta. Não é mesmo? Evitar o excesso de calorias extras durante o dia como: gorduras ruins, açúcar e sal.
O importante é comer bem e garantir que seu organismo tenha energia o suficiente para encarar os desafios de todos os dias.
- Hidratação:
Você bebe a quantidade de água necessária?
Hidratação é um passo importante para um bom funcionamento do organismo. Estima-se beber pelo menos 2 litros de água diariamente. Quer ter mais opções? Os sucos podem ser alternativas, mas a água deve ser a principal fonte de hidratação. Refrigerantes e sucos industrializados devem ser evitados. Opte sempre por fontes naturais, mas se não conseguir resistir: Água com gás pode ajudar a segurar a onda.
- Prevenção
Quando o assunto é saúde, a prevenção é o melhor remédio.
O ideal é pensar à frente. Planos de previdência privada e seguro de vida são boas opções. Um estilo de vida saudável, pode ajudar a reduzir gastos com a saúde no futuro, evitando a dependência de remédios etc.
Evite hábitos nocivos!
Bebidas e fumar em excesso são hábitos que comprometem todos os seus esforços para se manter saudável.
Ao ingerir bebida alcoólica, diminui sua concentração e sobrecarrega também seu organismo. Não é preciso renunciar a uma boa taça de vinho. No entanto, só não pode exagerar, mesmo em ocasiões especiais.
Já em relação ao fumo, não tem conversa! Deve ser evitado de qualquer forma. Um simples cigarro tem mais de mil substâncias toxicas. Além de ter ligação direta com o câncer comprometendo a saúde dos pulmões, boca, esôfago e garganta. O convívio com fumantes, também podem desenvolver problemas respiratórios e até algum tipo de câncer.
- Qualidade do sono
Dormir bem é essencial para deixar o sistema imunológico em dia. A quantidade de horas de sono é necessária e pode variar de pessoa para pessoa. 7 à 9 horas pode ser considerado ideal.
Para melhorar sua qualidade de sono, fique atento a como anda seu colchão, travesseiro, luminosidade e da temperatura do seu quarto.
Você também deve evitar ficar muito tempo assistindo televisão até tarde, assim como o uso de celular antes de dormir. Dê preferência para bebidas como chá relaxantes e café deve ser evitado.
No jantar, opte por alimentos leves. Se mantenha afastado do que não é bom para saúde!
- Pratique sexo com segurança!
Sim, manter relações sexuais constantes é bom para a saúde.
Não abrir mão da camisinha, você pode evitar uma gravidez não planejada, prevenir várias doenças como HIV e HPV. Além de uso de camisinha, mulheres devem manter regularmente, consultas com ginecologistas e realizar exames recomendados como: ultrassonografia transvaginal e exames de mama. Homens com idades entre 40 e 50 anos, realizar visitas ao Urologista.
- Mantenha a convivência familiar em ordem!
Em tempos de isolamento, mantenha encontros virtuais e contatos telefônicos constantes, com amigos e familiares. Se divirta bastante, inclua momentos de lazer na sua agenda e assuma esse compromisso com você. Evite desgastes psicológicos e aborrecimentos. Não esqueça de fazer seu check up anualmente consultando seu médico.
Apreciou um pouco mais como manter a saúde em dia? Aproveita, deixa seu comentário e compartilhe, pois, também faz parte da boa saúde ajudar os outros.
Edson Xavier
Coordenador R1 Sports Club.