Considerando extremamente importante e relevante falar sobre ginastica, avaliamos que é um universo muito amplo, diversificado tal como a Educação Física. Suas influências sobre o desenvolvimento humano e o uso do conhecimento dos padrões de movimento, e diferentes aplicabilidades na formação da capacidade e desempenho dos alunos.
Para uma compreensão geral da ginástica é importante considerarmos os seguintes aspectos: os movimentos gímnicos, também chamados de fundamentos básicos da ginástica, que compõe uma relação de ações, posturas, que historicamente foram unificados, combinados e sistematizados em torno dos métodos ginásticos e conteúdo de educação física, que mais tarde, vieram a se distender nas modalidades específicas que conhecemos hoje, como: ginástica artística, rítmica, natural, aeróbica (academia), acrobática, calistênica, e outras (FLORES, 2015, p.29).
Ginástica em academia: uma forma de atividade ou exercícios físicos sistemáticos, ajustados as condições de espaço e material disponíveis, podendo ser desenvolvida para grupos ou individuais e que ainda, em sua composição, se associa a música, como elemento de organização coreográfica ou de motivação ( FLORES, 2015).
MODALIDADES
1) Aulas de natureza cardiorrespiratória ou aeróbicas:
objetivam desenvolver o sistema cardiopulmonar, coordenação motora e ritmo; como bike, danças e muay thai.
2) Aulas de natureza neuromuscular: objetivam o desenvolvimento e a manutenção da força e resistência muscular através de exercícios livres ou com sobrecarga; como funcional, R1 intense.
3) Aulas de natureza terapêuticas ou posturais: visam o desenvolvimento e a manutenção da flexibilidade e consciência corporal através de exercícios livres e combinados, como pilates, Yoga e alongamento.
O professor de ginástica coletiva possui alunos de diferentes níveis de condicionamento físico.
Neste sentido, é de extrema importância avaliar em que nível de atividade física se encontra todos os alunos por meio do Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ (CELAFISCS, 2010a, 2010b).
Com base desta informação é possível orientar a intensidade adequada durante as aulas e promover a praticar diferentes capacidades físicas objetivamente melhoria das atividades da vida diária.
Neste sentido, segundo o American College of Sports Medicine – ACSM (ACSM, 2014), objetivando a melhora ou a manutenção do condicionamento físico e saúde para a maioria dos adultos, recomenda-se um programa de exercícios que inclua treinamentos de resistência aeróbia/anaeróbia, força, flexibilidade e neuromotor (treinamento funcional).
Cabe ao profissional de Educação Física identificar em qual estágio encontra-se cada aluno objetivando a eficiência na execução do movimento.
MÚSICA E EXERCICIO FISICO
A música é utilizada na prática de exercícios físicos, e a escolha da seleção musical contribui para proporcionar prazer e motivação para continuar a atividade (TEEL et al.,1999). Além disso, pode apresentar uma sensação de “desligamento” (OKUMA, 1997) ou o estado de “fluxo ou fluência”, melhorando a autoconsciência e do sentido de fusão com a atividade e com o ambiente, aumentando a percepção de prazer (CSIKSZENTMIHALYI, 1999).
Por meio da música é possível definir a velocidade de execução dos movimentos corporais, através de constantes marcações, influenciando a intensidade da atividade, tornando a atividade mais motivante. De acordo com Guiselini (2007), na escolha musical devemos considerar as habilidades motoras dos alunos, entrosando o ritmo musical ao ritmo do movimento.
Segundo Gfedller (1988), a música é uma estratégia para evitar o cansaço, dor e tensão psicológica durante a prática de exercícios físicos.
NIVEL DE APTIDÃO DOS ALUNOS
A aula deve ser montada pensando na característica dos alunos. Podemos ter aulas onde os alunos possuam um bom nível de condicionamento, mas não tenham muita coordenação ou habilidade com aquela modalidade. Nesse caso devemos priorizar uma aula com menor complexidade e trabalhar com a intensidade. O contrário também pode ocorrer.
Texto
Professor Edson Xavier CREF 015284 G/BA
Instagram @xavieredson
Revisão
Coordenador Mateus riccio CREF 001411 G/BA
Instagram @teuriccio
Post Views: 708